Movimento Proparque e Adital promovem debate sobre encíclica ecológica do Papa Francisco

A encíclica Laudato Si’ [Louvado sejas], sobre o cuidado com a Terra, a casa comum de todos, e o meio ambiente, do Papa Francisco, será apresentada e discutida por movimentos sociais e ecológicos juntamente com a população de Fortaleza [Estado do Ceará]. O debate está sendo promovido pela Agência de Informação Frei Tito para a América Latina e Caribe (Adital –www.adital.com.br) e pelo Movimento Proparque, que desenvolve ações para o bom uso do Parque Ecológico Rio Branco, na Capital cearense, onde acontecerá o evento, neste próximo domingo, 23 de agosto, à partir das 9 horas.

1

Para participar, os organizadores sugerem que a encíclica seja lida antes. Se não houver essa possibilidade, o documento divulgado recentemente pelo Vaticano em todo o mundo será apresentada, de forma sintetizada, pelo presidente da Adital e professor da UFC (Universidade Federal do Ceará), padre Manfredo Araújo de Oliveira, e pela professora do Departamento de Geografia da UFC, Maria do Céu Lima. Além disso, quem tiver interesse em adquirir o livreto, foram convidadas editoras que estarão disponibilizando os exemplares em português.

Depois da apresentação da Laudato si’, de aproximadamente 20 minutos por cada um dos palestrantes, serão criados e divididos grupos, para que todos possam participar, falar e expor suas ideias. No fim do evento, será realizada uma plenária. A expectativa dos organizadores é de que, no domingo, o Parque Rio Branco receba o maior número de pessoas possível. Segundo o jornalista Ademir Costa, integrante do Movimento Proparque e um dos organizadores do evento, é a força de leigos e leigas que interessa, nesse momento.

“Espero que seja um evento grande, proveitoso e diversificado. O tema será explanado pelos professores, depois, discutido em grupos, com troca de ideias e a diversidade de opiniões”, explica o integrante do Movimento Proparque.

O principal propósito do debate é fazer com que as pessoas se conscientizem e comecem a fazer sua parte para a salvação da natureza, do meio ambiente. “Nós queremos sensibilizar a população, levar a encíclica para o lado do movimento ecológico. Quanto maior o número de pessoas, maior o engajamento, para que cada pessoa contribua para a redenção da ‘casa de todos’”, afirma Costa, considerando “casa de todos” uma expressão muito importante, pois envolve a humanidade.

Além de movimentos sociais e ecológicos, o público que estará presente ao evento deve ser formado por líderes da Igreja Católica e fieis, pois os organizadores pedem para que para que padres e sacerdotes estimulem os/as fieis a comparecerem.

Leia a encíclica em português:http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html

Fonte: Adital

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: