Em 3 anos, Lei de Cotas garantiu o acesso de 150 mil negros ao ensino superior

Sistema funciona em todas as universidades federais e em 30 das 38 instituições estaduais. USP é uma das poucas a não adotar a medida

Na USP, que não adota o sistema de cotas, apenas 8% dos alunos são negros/ Reprodução TVT

Na USP, que não adota o sistema de cotas, apenas 8% dos alunos são negros/ Reprodução TVT

São Paulo – A Lei de Cotas para estudantes que se declaram afrodescendentes nas universidades federais e que recentemente completou 3 anos já garantiu o ingresso de mais de 150 mil estudantes no ensino superior. O número ainda é mínimo, se comparado com aos mais de um milhão de alunos não negros que ingressaram nas instituições, no mesmo período. Das 38 universidades estaduais, 30 também já adotaram as cotas. A USP é uma das poucas que resistem a adotar o sistema.

“Você só disputa as vagas com pessoas que tiveram, mais ou menos, as mesmas condições que você. É uma disputa mais justa”, afirma Daniel Henrique Miguel, um dos 347 cotistas da Universidade Federal do ABC. Ele pretende ser engenheiro de gestão e preencheu a vaga como cotista por ser afrodescendente e ter estudado em escola pública.

Para Maria José Menezes, do Núcleo de Consciência Negra da USP, a Lei de Cotas é uma das ferramentas que “busca tornar a nossa sociedade, extremamente cheia de injustiças e exclusões, mais igualitária”. Ela afirma que o acesso ao ensino universitário é um direito.

“É um direito dessas populações terem o acesso ao conhecimento, por outro lado essas populações vão trazer os seus saberes e vão fazer com que essas instituições tenham uma riqueza muito maior”, diz Maria José.

Segundo o Núcleo de Consciência Negra, hoje na USP apenas 8% dos alunos são negros. “Se pensar que, em São Paulo, mais de 35% da população é negra e parda, isso é um descompasso muito grande. É uma falta de democracia muito violenta e muito escancarada”, conclui a militante.

Fonte: Rede Brasil Atual 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: