Ataque contra a democracia

Por que a lei antiterrorismo pode criminalizar movimentos sociais e ferir o direito ao protesto?

Com a aprovação relâmpago pela Câmara dos Deputados logo após o fim do recesso parlamentar, o projeto de lei antiterrorismo (PL 2016/2015) segue para o Senado sem qualquer debate com a sociedade.

Segundo especialistas, além de desnecessário e inconstitucional, o texto está repleto de elementos subjetivos que permitem uma aplicação arbitrária de suas cláusulas sobre indivíduos, coletivos e, principalmente, movimentos sociais. Ativistas acreditam que, se aprovada, a norma  servirá como instrumento de repressão a qualquer movimento reivindicatório, ferindo o legítimo direito ao protesto.

Mas, afinal, o que diz o projeto de lei que tipifica o terrorismo? O Brasil precisa de uma lei específica para este crime? Como a norma vai criminalizar movimentos sociais e manifestantes?

Diante da relevância do tema, a Conectas realiza na próxima segunda-feira, 14/9, o debate “Lei antiterrorismo: Um ataque contra a democracia”. O evento acontece às 19h no Teatro Eva Hertz da Livraria Cultura (Av. Paulista, 2073). Haverá transmissão online através do Estúdio Fluxo.

Clique aqui e inscreva-se.

Estarão reunidos especialistas do direito e representantes da sociedade civil e de movimentos sociais para refletir sobre os impactos da nova lei na democracia e os custos sociais de uma eventual aprovação final do Congresso.

Estão confirmadas as participações de Lisa Gunn, do GreenpeaceAlberto Alonso Muñoz, da AJD (Associação Juízes para a Democracia) e de Natalia Szermeta, do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto). A mediação está a cargo da jornalista Laura Capriglione, do Jornalistas Livres.

Lei Antiterrorismo: Um ataque contra a democracia

Quando? 14/9, às 19h
Onde? Teatro Eva Hertz da Livraria Cultura (Av. Paulista, 2073)
Debatedores
– Natalia Szermeta, MTST
– Lisa Gunn, Greenpeace
– Alberto Alonso Muñoz, Associação Juízes para a Democracia
– Laura Capriglione, Jornalistas Livres (mediação)

Clique aqui e inscreva-se.

Fonte: Conectas

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: