Expansão da agricultura é maior causa do desmatamento no Brasil

Desmatamento ilegal para produção de soja no Pará, em 2004

Desmatamento ilegal para produção de soja no Pará, em 2004 (Alberto Cesar/Greenpeace)

Segundo dados do IBGE, o aumento das áreas destinadas à atividade agrícola foi a principal causa do desmatamento de florestas brasileiras. O número consta de pesquisa divulgada nesta sexta-feira (25), que abrange o período entre 2000 e 2010.

Segundo o estudo, a implantação de lavouras foi responsável por 65% do total de áreas desmatadas no período, um total de 236.600 km². Os 35% restantes da devastação foram causados pela ampliação de pastagens, que eliminou 127.200 km² de áreas da Amazônia e Mata Atlântica.

A pesquisa, realizada com base em imagens de satélite, mostra ainda que o país perdeu 1,8% de suas florestas entre 2010 e 2012: a área total de vegetação florestal caiu de 3,26 milhões km² para 3,2 milhões de km², uma perda de quase 60 mil km² em apenas dois anos.

O número mostra que a expansão da fronteira agrícola no período, tendo sido responsável pelo desmatamento de área de 77.520 km² (68% do total do desflorestamento). No mesmo período, a expansão das pastagens plantadas respondeu por 28% do desmate, ou 32.120 km².

Nesses dois anos, houve a reposição de 204 km² de florestas, mas o desmatamento foi quase 300 vezes maior: 59,4 mil km².

(Com informações da Agência Brasil e Uol)

Advertisements

One comment

  1. Planeta Verde, Mundo Azul! · · Reply

    Dados realmente alarmantes, ainda mais porque o desmatamento também é causa do fenômeno da “desertificação” de áreas territoriais, influenciando no clima e, consequentemente na colheita dos insumos agrícolas. É uma reação em cadeia.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: