Governo federal abre chamada pública para projetos voltados à juventude negra

Plano Juventude VivaA Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) do governo federal abriu uma chamada pública para organizações da sociedade civil que queiram desenvolver ações com jovens em situação de vulnerabilidade social, em especial jovens oriundos do Sistema Socioeducativo e dos Territórios do Plano Juventude Viva. O foco prioritário é em jovens negros e do sexo masculino, principais vítimas da violência no Brasil, como mostram dados do Mapa da Violência 2015.

Os números são claros: das 56.804 mortes por homicídio registradas em 2013 no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, 30.213 eram de jovens, representando 53,19% do total. Os dados do Mapa da Violência 2015 apontam que os jovens representam 54,8% da população encarcerada. Desses, 60,8% são negros.

A Chamada pública tem o objetivo de selecionar propostas oriundas de organizações privadas sem fins lucrativos que tenham por objeto o desenvolvimento e execução de metodologia de acompanhamento especializado para jovens, de 15 a 21 anos. As instituições deverão ofertar atividades esportivas e/ou cultural, capacitação de jovens para o mundo do trabalho, indicação de metodologia de acompanhamento e avaliação. As propostas devem ser feitas até 18 de outubro de 2015.

Leia o edital na íntegra e faça a inscrição da sua proposta

Juventude Viva

O Plano Juventude Viva, encabeçado pela SNJ e Secretaria de Políticas Pela Igualdade Racial (Seppir), reúne medidas de prevenção no intuito de reduzir a vulnerabilidade de jovens negros a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia para os jovens.

(Com informações da Ascom SNJ)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: