Está no ar novo documentário sobre a luta das mulheres contra o conservadorismo

Por SOF

Acaba de ser lançado o curta-metragem documental “Primavera pelo direito ao corpo e à vida das mulheres”, uma iniciativa da SOF produzida pela Maria Baderna Filmes com apoio da Fundação Heinrich Böll Cone Sul.

O documentário, bilíngue, propõe uma reflexão coletiva sobre o conservadorismo a partir das experiências feministas na Primavera pelo direito ao corpo e à vida das mulheres, evento que integrou a 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres e envolveu 500 mulheres do sul do Brasil, do Uruguai e da Argentina. O encontro aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de setembro, com uma programação intensa de debates, atividades culturais e mobilização.

No vídeo, é possível assistir às declarações de militantes organizadas dos três países, que se atentam aos desafios feministas em suas realidades. O movimento feminista, diante do conservadorismo alargado pela América Latina, se coloca como uma força de resistência e de luta por mais direitos, mais avanços e por outro modelo econômico. Para Natália Carrau (REDES/Uruguai), “enquanto não acontecer um debate sincero nas bases, com a participação das pessoas, não vamos poder construir políticas que apontem para um novo modelo e uma alternativa que venha do povo”.

O encontro se encerrou no dia 28 de setembro, Dia Latino-americano e Caribenho de Luta pela Legalização do Aborto, com um dos maiores atos da data no país. O debate sobre a autonomia das mulheres nos três países esteve presente durante toda a Ação, pela compreensão de que a luta feminista pela autonomia e emancipação é parte da luta por outra sociedade.

Assista aqui:

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: