Mais de metade das organizações brasileiras recebe doação de indivíduos

Por ABCR

A pesquisa TIC Organizações sem Fins Lucrativos 2014, realizada com 3.283 organizações da sociedade civil, acabou de ser lançada e descobriu que mais de metade delas (54%) recebe doações de indivíduos, enquanto quase 50% também é financiada com mensalidades e anuidades pagas pelos associados. Somente um quarto delas recebe recursos públicos municipais, índice que é ainda inferior quando se tratando de recursos internacionais. A ABCR foi parceira da pesquisa e conta com um artigo escrito no livro que apresenta os resultados da pesquisa.

A pesquisa foi realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), e traz uma análise bastante completa de como as organizações utilizam-se da tecnologia. Uma informação interessante, por exemplo é que somente 24% delas têm páginas na internet, um índice baixíssimo.

Outra informação curiosa, que deve ser melhor estudada, é que apesar de 54% das organizações receberem doações de indivíduos, 65% delas disse ao mesmo tempo não realizar atividades de captação de recursos – o que seria um contra-senso.

De toda forma, conforme escrito no artigo do livro, escrito por João Paulo Vergueiro (ABCR) em parceria com Marcelo Estraviz (Instituto Doar), para aqueles que atuam com captação de recursos para organizações da sociedade civil, o resultado da pesquisa TIC Organizações Sem Fins Lucrativos é ainda mais promissor, pois reforça algo que é defendido há muito tempo no país, e que já é realidade no resto do mundo desenvolvido e democrático: é a sociedade civil que financia as suas próprias organizações

Para saber mais sobre os resultados da pesquisa, veja o artigo completo publicado na página do GIFE: http://gife.org.br/2015/11/09/pesquisa-analisa-o-uso-das-tics-nas-organizacoes-sem-fins-lucrativos/.

Para acessar o livro com os resultados completos, entre em http://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic_osfil_2014_livro_eletronico.pdf.

Para conferir os resultados e fazer cruzamentos, acesse a página http://data.cetic.br/cetic/explore?idPesquisa=TIC_OSFIL.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: