Justiça de SP decide na terça sobre ação que regula atuação da PM em manifestações

Ação proposta pela Defensoria Pública pede restrição para o uso de balas de borracha e gás lacrimogênio nos protestos

Por Marcela Reis, do Observatório

Na próxima terça-feira (12), o Tribunal de Justiça de São Paulo delibera se mantém a liminar que limita o uso de bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha pela Polícia Militar (PM) em manifestações. A decisão também determinará se todos/as os/as agentes deverão estar identificados/as e se a PM terá que elaborar uma norma pública, calcada em parâmetros internacionais, que regule o uso da força em protestos.

Uma ação civil pública apresentada pela Defensoria Pública de São Paulo deu origem à liminar, que é baseada em registros de abusos durante as jornadas de junho em 2013. O juiz Valentino Aparecido Andrade concedeu a liminar, mas ela foi cassada duas semanas depois pelo relator Ronaldo Andrade, na 3ª Câmara de Direito Civil Público. Agora, o que será decidido na terça-feira é se a liminar, que suspende uso das armas menos letais, será ou não mantida. Os desembargadores Maurício Fiorito, Camargo Pereira e Antônio Carlos Malheiros serão responsáveis pela decisão.

Atualmente, não há leis que regulem o trabalho da PM em manifestações. A ação é o primeiro passo para impor regras à Corporação. Se aprovada, parâmetros mínimos dos direitos humanos deverão ser estabelecidos e a violação do Estado Democrático de Direito será proibida. A própria Secretaria de Segurança Pública irá desenvolver o plano de ação.

A Rede Minha Sampa organizou uma petição online a favor da ação proposta que regula o uso da força nas manifestações. Assine!

Foto: Reprodução 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: