Fundação Banco do Brasil lança edital para seleção de projetos em Unidades de Conservação na Amazônia

Iniciativa visa apoiar empreendimentos coletivos promovidos por cooperativas sem fins lucrativos nas fases de produção, beneficiamento ou comercialização de produtos extraídos por meio de práticas sustentáveis na floresta

fundo-amazoniaJá estão abertas as inscrições para o Edital Ecoforte Extrativismo, uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil, com apoio financeiro do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Com investimento social de R$ 8 milhões, a iniciativa visa apoiar empreendimentos coletivos nas fases de produção, beneficiamento ou comercialização de produtos extraídos por meio de práticas sustentáveis na floresta. O objetivo é contribuir para a inclusão socioprodutiva das comunidades e a preservação do bioma em seis estados: Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Rondônia.

Poderão participar da seleção cooperativas sem fins lucrativos que reúnem produtores extrativistas em Unidades de Conservação Federais de Uso Sustentável no Bioma Amazônia. As ações previstas deverão apresentar compatibilidade com o Plano de Manejo ou Acordo de Gestão ou demais instrumentos de gestão vigentes.

As entidades proponentes deverão existir legalmente há dois anos, no mínimo, e apresentar uma proposta no valor de até R$ 600 mil. A execução do projeto deverá ser realizada em pelo menos uma e no máximo quatro unidades de conservação, com prazo máximo de 24 meses.

Os recursos poderão ser usados para as seguintes despesas: obras e instalações, máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional; móveis, utensílios, equipamentos de informática, comunicação e software nacional; veículos novos de tração humana ou animal, embarcações e utilitários; aquisição de matéria-prima, embalagens, rótulos e outros materiais utilizados nas etapas de beneficiamento e comercialização; equipamentos de proteção individual (EPI); contratação de profissionais para gestão e contabilidade e de serviços técnicos especializados relacionados à atividade produtiva.

O apoio financeiro aos projetos selecionados terá caráter complementar, devendo a entidade proponente indicar um valor de contrapartida de, no mínimo, 1% do valor dos recursos não reembolsáveis do projeto.

Como participar

Os interessados em se inscrever no edital deverão acessar o regulamento e verificar a lista de todos os demais documentos exigidos, a fim de enviar à Fundação BB até o dia 4 de julho. Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail: chamadaspublicas@fbb.org.br, colocando no título “Edital de Seleção Pública nº 2016/007 – DÚVIDAS”.

Fonte: GIFE

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: