Maricá realiza 1º Festival Internacional da Utopia, com diversas atividades gratuitas

Evento terá apresentações culturais e participação de intelectuais nacionais e internacionais

27458004970_c08efa8e70_z

Acampamento do Festival da Utopia espera pelo menos 2 mil pessoas de vários países / Divulgação

Reunir pessoas que acreditam e lutam por um mundo melhor é o principal objetivo do 1º Festival Internacional da Utopia, que será realizado no município de Maricá, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O evento acontece entre os dias 22 e 26 de junho, com diversas atividades culturais, intervenções artísticas e debates. Tudo de graça.

A organização espera cerca de cinco mil visitantes. Estima-se ainda que pelo menos duas mil pessoas acampem no evento. Militantes, trabalhadores, artistas e juventudes de 36 países, como Cuba, Vietnã, Índia, China e Venezuela, também estarão presentes.

Outro ponto importante são as atrações. Grandes figuras brasileiras como a sambista Beth Carvalho, a banda Detonautas e o rapper Emicida participarão do evento. Entre as atrações internacionais, estão a filósofa socialista e militante negra Angela Davis e o escritor e ativista paquistanês Tariq Ali.

A idealização do festival é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Maricá (RJ) e a coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “As pessoas estão perdendo o horizonte utópico. A esquerda acabou se baseando no que é possível fazer. Queremos mostrar que o fundamental não é o possível, é buscar o impossível”, explica o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT). Segundo o prefeito, a ideia de realizar o festival surgiu ao perceber que era necessário unir as forças e mostrar novas alternativas para a esquerda brasileira.

“Resolvemos fazer um festival para que pudéssemos compartilhar com o Brasil e o mundo as experiências transformadoras que fizemos em Maricá”, conta Quaquá. Entre as medidas sociais estabelecidas na cidade, estão a criação da Empresa Pública de Transportes (EPT), que oferece transporte público gratuito, a inauguração do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara e o lançamento da 1ª moeda social eletrônica do país, a “mumbuca”, para complementar a renda das famílias.

O Festival da Utopia promoverá espaços com várias temáticas. Um deles é a Tenda dos Pensadores, onde ícones da política e da cultura levantarão discussões importantes sobre a sociedade em que vivemos.

O festival também terá espaços como o Encontro Internacional de Teatro, o Encontro Juventude em Luta e a Tenda da Diversidade. Haverá ainda a Feira da Reforma Agrária, com comercialização de produtos sem agrotóxicos, o Festival da Canção, com apresentações musicais, e a Feira Literária, organizada pela Frente Brasil Popular.

Para o membro da coordenação nacional do MST e um dos organizadores do evento, Felinto Procópio, de 48 anos, o Festival da Utopia é muito mais do que um evento cultural. “O festival deixa de ser apenas uma atividade cultural para se tornar uma trincheira para a defesa da democracia”, diz o realizador. “Queremos mostrar que é possível construir um mundo melhor segundo a perspectiva dos trabalhadores. Assim, a utopia deixa de ser um sonho para ser algo concreto”, finaliza.

DEBATE

Na Tenda dos Pensadores, diversas personalidades discutirão temas como meio ambiente, economia, cultura, relações humanas e estado. Figuras internacionais como Vandana Shiva (Índia), Tariq Ali (Paquistão), Angela Davis (EUA) e Leila Khaled (Palestina) participarão de debates com brasileiros como a parlamentar Jandira Feghali, o cantor Tico Santa Cruz, o ex-senador Eduardo Suplicy e um dos criadores da rede de coletivos Fora do Eixo, Pablo Capilé. Outras discussões acontecerão também no Encontro Internacional da Juventude em Luta e na Tenda da Diversidade.

MÚSICA

O que não vai faltar é apresentação musical de graça. No Festival Latino-americano da Canção Victor Jara, o grupo Racionais (22/06), o cantor Chico César (23/06), a sambista Beth Carvalho (24/06), o rapper Emicida (25/06) e a banda Detonautas (25/06) vão agitar o público. Artistas internacionais vindos de países como Cuba, Venezuela e Nicarágua também prometem mostrar seus trabalhos.

LITERATURA

Na Feira Literária Paulo Freire, mais de 30 editoras vão expor diversos livros a preços populares. As crianças da cidade de Maricá ganharão vantagem: todas elas terão direito a um vale livro de incentivo à leitura.

TEATRO

Companhias de teatro nacionais e internacionais, vindas de localidades como Uruguai e Argentina, vão fazer apresentações gratuitas todos os dias. Essa programação faz parte do Encontro Internacional de Teatro Augusto Boal, que também trará debates com convidados da França, Índia, Colômbia e Palestina.

FEIRA ORGÂNICA

A comercialização de produtos da agricultura camponesa também terá seu lugar no Festival da Utopia. Na Feira da Reforma Agrária e Economia Solidária Professor Paulo Kageyama, agricultores poderão vender seus produtos sem agrotóxicos diretamente para os consumidores. Além disso, haverá debates sobre comércio ético, justo e solidário, moedas sociais, desenvolvimento sustentável e microcrédito.

ACAMPAMENTO

O acampamento do Festival da Utopia espera 2 mil pessoas e estará localizado numa zona autônoma temporária instalada na beira da praia. O espaço de camping tem estrutura de banheiros, segurança e limpeza. Todo mundo pode acampar, basta se cadastrar no site festivaldautopia.com/acampamento e levar uma barraca. É bom também dar uma olhada no Manual de Sobrevivência disponibilizado na página, para ficar ligado nas dicas de como se comportar no acampamento e o que é importante levar. As três refeições (café da manhã, almoço e janta) ficam por conta da organização.

Fonte: Brasil de Fato

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: