Projeto que transforma biogás em energia elétrica é inaugurado em Camaragibe-PE

Com o objetivo de promover melhorias socioambientais, lançamento ocorreu no dia 09/06 no Camará Shopping

A Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) inaugurou na quinta-feira (09/06), o projeto demonstrativo de Geração de Energia Elétrica a partir de Biogás no Camará Shopping, no município de Camaragibe, em Pernambuco. O objetivo principal é transformar o biogás proveniente de efluentes líquidos e resíduos orgânicos, como restos de alimentos e folhagens, em combustível para a geração de eletricidade.
Inicialmente, a energia produzida pelo biogás será utilizada para suprir parte da demanda do Camará Shopping. Caso haja excedente, a energia será injetada no sistema da Celpe. O percentual não consumido e destinado à rede da concessionária será revertido em crédito para o cliente, como prevê a Resolução Normativa Nº 482/2012, que trata sobre geração distribuída.

O projeto demonstrativo consiste na operação de dois biodigestores de geomembrana, com capacidade de 30 m³ de armazenamento. Como matéria-prima são utilizados lodo de esgoto, restos de comida do Mercado Municipal de Camaragibe e a biomassa não lenhosa obtida através das plantas existentes no empreendimento. Além disso, foi instalado um gasômetro também com capacidade de 30 m³, para armazenar o biogás e garantir a flexibilidade operativa na geração de energia elétrica. Os resíduos dos biodigestores são encaminhados para um tanque de armazenamento, permitindo a sua utilização como biofertilizante orgânico para as mesmas plantas.

O projeto é realizado em parceria com Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CTGI) e as empresas B&G Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos Ltda e Sustente Energias Sustentáveis Ltda.

INVESTIMENTO – Ainda está previsto a instalação de uma segunda planta de geração na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em Caruaru, no Agreste, com potência estimada de 200kW. No total, estão sendo investidos mais de R$ 4,6 milhões na aquisição de equipamentos, capacitação profissional, desenvolvimento da tecnologia, instalação e acompanhamento após implantação.

Fonte: CGTI

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: