Rede Minha Sampa reúne sociedade civil para lutar por uma São Paulo mais justa e ecológica

A Rede se organiza através de mobilizações nas redes sociais e nas ruas, promovendo a participação social e a garantia de direitos e de políticas públicas 

Por Marcela Reis, do Observatório

Uma rede formada por moradores/as de São Paulo que se organizam para construir uma cidade melhor para todos/as. Essa é a Minha Sampa, que busca promover a criação e adequação de políticas públicas que garantam os direitos e os desejos da população da capital paulista, além de reforçar a importância da participação social.

De acordo com a Rede, a cidade de São Paulo precisa de mais áreas verdes, melhor mobilidade, eficácia e transparência nos processos de gestão pública, maior participação dos/as cidadãos/ãs nas decisões e serviços públicos de qualidade. Essas são as principais pautas da Minha Sampa, que as considera essenciais para o bom funcionamento da cidade, para o bem-estar das pessoas e para a preservação do meio ambiente.

A Minha Sampa é formada por uma equipe de mobilizadores/as e comunicadores/as que monitoram as decisões dos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios e dos estados. Dessa forma, sempre que é possível que a sociedade civil participe de uma decisão importante, a Rede cria mobilizações e se organiza para agir.

As propostas da Minha Sampa são reivindicadas por meio de campanhas, petições online e até mobilizações de rua. Jornalistas e organizações parceiras promovem a disseminação de informações e fornecem ferramentas para que próprios/as os/as cidadãos/ãs criem suas mobilizações. A ideia é que essa rede de lutas só cresça: já são mais de 63 mil pessoas cadastradas, que além de divulgar informações também se juntam para reivindicar uma cidade mais justa e ecológica.

As ações da Minha Sampa, que estão nas redes sociais (acompanhe aqui seu Facebook) e nas ruas, têm crescido e apresentado grandes vitórias da sociedade civil. Um exemplo foi a mobilização Paulista Aberta, luta pela abertura da Avenida Paulista para as pessoas aos domingos, conquistada no ano passado.

___

As propostas e ações da Rede Minha Sampa cumprem o papel de reproduzir práticas alternativas que fortaleçam a participação social e mobilizem a população, atuando para estabelecer um modelo de desenvolvimento mais consciente e justo.

O projeto integra o Banco de Práticas Alternativas, desenvolvido pela Abong e pelo Iser Assessoria – Religião, Cidadania e Democracia como parte do projeto Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir.

Saiba mais sobre as ações da Minha Sampa e conheça o Banco de Práticas Alternativas

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: