Mulheres de Heliópolis produzem curta-metragem em curso de audiovisual

Mulheres de Heliópolis realizando uma das gravações (Foto: SOF)

Mulheres de Heliópolis realizando uma das gravações (Foto: SOF)

Mostrar as histórias das mulheres a partir dos pontos de vista das mulheres é um desafio hoje na produção de arte, cultura e registro. Pensando nisso, a SOF realizou um curso de produção audiovisual para as mulheres de Heliópolis, na região sudeste de São Paulo. Foram cerca de dez participantes que estiveram presentes nos dois dias de curso, em agosto e setembro, no Centro da Criança e do Adolescente (CCA) Heliópolis, mantido pela União de Núcleos, Associações e Sociedade de Moradores de Heliopolis e São João Clímaco (UNAS).

A exibição dos curtas “Cores e botas” (Juliana Vicente) e “Severinas” (Eliza Capai) abriu a discussão sobre o que é um cinema feminista, qual é a situação das mulheres brasileiras hoje e quais são os nossos avanços, obstáculos e lutas.

Em seguida, o curso fez uma introdução sobre algumas das primeiras etapas da produção audiovisual, passando pelo argumento, roteiro e captação. Em conjunto, as participantes decidiram realizar um curta-metragem documental sobre a vida, a história e as lutas das mulheres em Heliópolis. “Foi maravilhoso saber que podemos fazer muito com poucos recursos, que podemos passar uma mensagem ou falar do nosso trabalho de uma maneira mais lúdica”, disse Mayara Esteves, uma das participantes.

No segundo encontro, as mulheres compartilharam as entrevistas que gravaram durante o intervalo de três semanas, formularam uma linearidade para o projeto e aprenderam a editar o vídeo. “Aprendi coisas que eu não sabia. O curso vai me ajudar bastante no meu trabalho e no meu futuro também”, disse Silvia Melo.

O curso foi realizado pela SOF como Ponto de Cultura Feminista de São Paulo e faz parte de uma série de cursos sobre comunicação feminista, que pretendem unir a prática militante nas redes e nas ruas da cidade. Para Jaqueline dos Santos, “é muito importante sabermos que nós mulheres estamos ganhando nossos direitos, conquistando nossos espaços. É uma luta árdua, temos muito o que enfrentar pela frente, mas a SOF tem um trabalho muito maravilhoso em relação a isso, que nos ajuda a entender bastante sobre o nosso poder de decisão, quais os nossos direitos e aonde podemos chegar”.

O curso resultou no vídeo “Ser mulher em Heliópolis”, já disponível para assistir online.

Fonte: SOF – Sempreviva Organização Feminista

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: